Dosagem e transferência no Setor de Saneamento

Na área de saneamento, as bombas podem ser aplicadas em dois contextos bem diferentes, mas muito importantes. Elas podem ter a função de dosagem ou a de transferência.

Entende-se por “transferência“, o processo de movimentar fluidos de um ponto a outro no menor tempo possível, enquanto a “dosagem” como o processo de bombear uma quantidade controlada de um produto químico em um sistema ou processo, onde o foco é a precisão e o controle do produto bombeado.

Esses processos garantem a desinfecção, correção de pH, coagulação e remoção de impurezas, assegurando qualidade e segurança nos sistemas de abastecimento e tratamento. O uso de equipamentos confiáveis e com controle preciso é indispensável para atender às exigências técnicas e ambientais do setor.

O cenário do saneamento e suas exigências

tanque de tratamento de água

Com o avanço da legislação ambiental e a ampliação dos investimentos em infraestrutura, o setor de saneamento exige soluções robustas, seguras e eficientes.

Seja em estações de tratamento de água (ETA), estações de tratamento de esgoto (ETE) ou em sistemas industriais, a automação dos processos de dosagem e transferência garante economia de insumos, operação contínua e redução de falhas.

Soluções Vallair para o mercado de saneamento

No setor de saneamento, a eficiência dos processos de dosagem e transferência de produtos químicos é essencial para garantir a qualidade da água e a conformidade com as normas ambientais.

A Vallair se destaca ao oferecer soluções tecnológicas completas para essas aplicações, com uma linha diversificada de bombas e acessórios adequados às diversas etapas do tratamento de água e esgoto.

grande estação de tratamento de efluentes

Entre as aplicações mais comuns está a dosagem de hipoclorito de sódio, amplamente utilizada para a desinfecção da água potável. Como se trata de um agente oxidante corrosivo, sua aplicação requer bombas resistentes, como as peristálticas e dosadoras fabricadas com plásticos técnicos, como as bombas peristálticas ilustradas a seguir, à esquerda as peristálticas de roletes industriais, ao centro as peristálticas dosadoras e à direita, a peristáltica dosadora eletrônica com motor de passo.

três tipos de bombas peristálticas

As diferenças entre eles estão na vazão bombeada, na pressão máxima de trabalho e na precisão de dosagem.

Na coagulação e floculação, o uso de produtos como sulfato de alumínio, PAC (policloreto de alumínio) e sulfato ferroso ou férrico exige bombas capazes de lidar com fluidos viscosos e, muitas vezes, abrasivos. Esses cenários requerem a capacidade de operar com precisão mesmo em condições desafiadoras.

Tais necessidades são características das bombas peristálticas, assim como das bombas eletromagnéticas, que são bombas de diafragmas acionadas por solenoide e controle eletrônico.

Além disso, esses equipamentos são ideais para dosagem de cal hidratada, utilizada para correção de pH, assim como de permanganato de potássio, que atua na remoção de ferro, manganês e compostos causadores de sabor e odor.

Nesse campo, se destaca a bomba dosadora eletromagnética Tekna TPR, que possui medidor de pH integrado, tornando o ajuste da dosagem automática de acordo com o que acontece no momento. Essa bomba, ilustramos a seguir:

bomba dosadora eletromagnética tpr

O carvão ativado líquido, outro insumo importante na etapa de polimento da água, também requer cuidados especiais no bombeamento devido à sua abrasividade. A robustez e o controle suave das bombas peristálticas garantem desempenho confiável nessas condições, sendo as bombas pneumáticas uma alternativa viável.

Já os polímeros floculantes, que aumentam a eficiência da decantação, demandam equipamentos de baixa rotação e que não provoquem cisalhamento excessivo, novamente, as bombas peristálticas com controle eletrônico se mostram a melhor escolha.

Além da dosagem, a transferência desses produtos químicos desde a chegada dos caminhões até os tanques de armazenamento também deve ser feita com segurança. Aqui entram bombas centrífugas plásticas da Vallair como uma excelente opção para essa tarefa. Fabricadas em termoplásticos de alta resistência ou com reforço em fibra de vidro, elas suportam produtos agressivos e reduzem riscos operacionais.

Os modelos com acoplamento magnético são especialmente recomendados para ácidos, bases e substâncias voláteis, pois eliminam vazamentos e aumentam a confiabilidade do sistema. Ilustramos a seguir, alguns dos modelos:

bomba centrífuga plástica da vallair

Para aplicações que envolvem fluidos com sólidos em suspensão, como lamas e efluentes industriais, as bombas pneumáticas com janela de inspeção oferecem fácil manutenção e alta resistência a obstruções, como a ilustrada a seguir:

bomba pneumática com janela de inspeção para aplicações pesadas

Já para dosagens extremamente precisas e controladas, como é o caso de laboratórios ou pequenas estações de tratamento, as bombas dosadoras eletromagnéticas, tanto analógicas como digitais, oferecem a confiabilidade e flexibilidade necessárias para integração com sistemas automatizados.

bombas dosadoras seko

A combinação das tecnologias Vallair com a diversidade de aplicações no saneamento permite atender desde pequenas estações até grandes sistemas de tratamento, sempre com foco em segurança, precisão e durabilidade.

Precisa de Ajuda?

Os técnicos de pós-vendas da Vallair são qualificados para responder às solicitações de vistas explodidas para identificação das peças, manuais e informações sobre instalação e operação.

Não perca mais tempo com paralisações. Solicite um orçamento agora!

Mineração

Soluções Vallair para Mineração

A mineração é um dos pilares da indústria brasileira e impõe desafios extremos aos equipamentos utilizados no processo. Para atender a essas exigências, a Vallair oferece soluções robustas, confiáveis e ecologicamente corretas, ideais para as

Ler mais »

Solicite uma proposta personalizada

Ou clique no botão do WhatsApp nesta página e fale agora com nossa equipe de especialistas sobre as necessidades da sua aplicação.