Os terminais de carga de líquidos, sejam marítimos, rodoviários, ferroviários, ou industriais, desempenham papéis distintos no transporte e na armazenagem de combustíveis, solventes e produtos químicos.
Nos terminais rodoviários, ferroviários e principalmente industriais, as bombas pneumáticas assumem um papel central, graças à sua versatilidade, segurança em áreas classificadas e capacidade de lidar com líquidos agressivos, viscosos ou com sólidos. É nesse contexto, nos processos em que elas são essenciais, que vamos nos concentrar neste artigo, mostrando como suas características técnicas oferecem soluções diretas aos desafios operacionais.

Transferência entre tanques
Na movimentação de produtos entre tanques, é comum lidar diferentes tipos de fluidos corrosivos ou abrasivos, que comprometem rapidamente equipamentos inadequados.
As bombas pneumáticas da Vallair oferecem a flexibilidade de opções de construção em alumínio, aço inoxidável, ferro fundido, PP e PVDF, garantindo compatibilidade química em cada aplicação.

Com vazões de até 60 m³/h, asseguram transferência rápida e sem risco de vazamento residual, já que não utilizam selos mecânicos. Isso evita a perda de produtos e reduz o risco de incêndios em áreas sensíveis.

Recirculação e homogeneização
Durante a estocagem, combustíveis e solventes podem estratificar (formação de camadas distintas dentro do tanque de estocagem), o que exige a recirculação constante. Esse processo submete os equipamentos a esforço contínuo e aumenta o risco de cavitação.
As bombas pneumáticas são ideais para essa aplicação por suportarem operação a seco sem danos e trabalharem com pressão de até 17,2 bar. Elas garantem confiabilidade mesmo sob condições severas.
Além disso, sua altura geométrica de sucção de até 7,0 m assegura desempenho consistente na recirculação, reduzindo o desgaste e assegurando qualidade do produto.
Carregamento
O carregamento é uma das etapas mais sensíveis nos terminais de carga, principalmente em áreas classificadas onde há risco de explosão.
Quando em um reservatório aberto à atmosfera atingimos a capacidade máxima, pode acontecer o transbordamento de produto o que gera uma situação com vários riscos envolvidos, como risco de incêndio e explosão e contaminação do solo.
No caso dos reservatórios fechados, o líquido não tendo para onde ir, faz com que a bomba entre em recirculação interna. Nessa condição, o fluido circula apenas dentro do corpo da bomba, aumentando a temperatura. Esse aquecimento reduz a resistência dos materiais e pode levar ao colapso da bomba, ou ao aumento de risco de incêndio devido ao vazamento do selo mecânico.
Esse cenário é especialmente crítico em terminais com múltiplos carregamentos simultâneos supervisionados por um único operador, onde o término do enchimento pode não ser percebido a tempo.

Já nas bombas de deslocamento positivo convencionais, como engrenagens, parafusos, ou lóbulos, o risco é outro: a pressão pode subir indefinidamente até que uma tubulação ou componente se rompa, caso não haja válvulas de alívio instaladas, ou elas não atuem corretamente.
As bombas pneumáticas da Vallair também são do tipo deslocamento positivo, mas contam com uma característica de segurança exclusiva: quando o equilíbrio de forças é atingido, elas simplesmente param de bombear.
Isso significa que não forçam o sistema além do necessário, eliminando o risco de sobrepressão, eliminando a necessidade de sistemas adicionais de segurança.
Descarregamento
Durante o descarregamento, os riscos variam conforme o tipo de bomba utilizada.
Com as bombas centrífugas o problema é o trabalho a seco quando o líquido se esgota e a bomba continua funcionando. Nessa situação o atrito interno aquece rapidamente os componentes, podendo inflamar vapores de produtos inflamáveis presentes no ambiente, trazendo um risco crítico de segurança.
Nas bombas de deslocamento positivo convencionais há o risco de formação de vácuo intenso na linha de sucção caso não haja uma válvula quebra vácuo ou a mesma apresente problemas, o que pode comprometer a integridade estrutural do reservatório.
As bombas pneumáticas, por sua construção, eliminam esses problemas. Quando o líquido termina, elas simplesmente passam a bombear ar, sem risco de colapso do tanque nem de superaquecimento, no entanto, mesmo sendo capazes de sugar o ar, a pressão negativa gerada não é tão intensa devido a sua limitação de curso do diafragma e da ação das válvulas de retenção que limitam o vácuo a níveis modestos.
Além disso, sua operação a seco é intrinsecamente segura, sem geração de calor excessivo, evitando riscos de ignição em atmosferas explosivas.
Boas práticas operacionais
Para potencializar a confiabilidade dos sistemas de bombeamento em terminais de carga, a Vallair recomenda:
- Instalar amortecedores de pulsação em linhas críticas.
- Utilizar o acessório Spill Stop Vallair em produtos de alto risco.
- Garantir o aterramento adequado em áreas classificadas.
- Executar manutenção preventiva regular de diafragmas e válvulas.
- Seguir rigorosamente os manuais técnicos do produto.

Conclusão
Cada etapa do processo em terminais de carga traz desafios próprios.
As bombas pneumáticas da Vallair oferecem a combinação de robustez, flexibilidade e segurança que garante eficiência operacional.
Com diferenciais como o amortecedor de pulsação e o Spill Stop, a Vallair assegura que cada movimentação de produto seja feita com máxima confiabilidade.
Precisa de Ajuda?
Os técnicos e engenheiros de pós-vendas da VALLAIR são qualificados para responder a qualquer solicitação, tirar dúvidas técnicas e lhe dar apoio técnico necessário antes e depois da aquisição da sua bomba.
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