Bomba Pneumática Libélula-P
As bombas pneumáticas de diafragma Libélula-P são robustas, à prova de explosão, não travam, trabalham de forma estável e eficiente, são simples, portáteis e fáceis de operar.
Parâmetros Operacionais
Vazão:
• até 60 m³/h
Pressão:
• até 8,6 bar
Carcaça:
• Alumínio, aço inoxidável, ferro fundido.
Acionamento:
• Pneumático
Características do projeto
As bombas pneumáticas são projetadas para trabalhar com ar comprimido proveniente de um compressor de ar. Estas bombas possuem duas câmaras de bombeamento, separadas por um sistema pneumático.
O ar comprimido é injetado no sistema pneumático da bomba, que fica na parte central do equipamento. O ar comprimido não entra em contato com o fluido bombeado, sendo utilizado somente para o acionamento e funcionamento da bomba. O sistema pneumático faz com que o ar comprimido desloque a parte traseira dos diafragmas alternadamente promovendo assim a movimentação do fluido.
Cada câmara de bombeamento possui 1 diafragma e 2 válvulas de vedação tipo esfera. Quando o sistema pneumático direciona o ar comprimido para uma das câmaras, o diafragma sofre deslocamento, aproximando-se do corpo lateral, fazendo com que o volume de líquido que está na câmara seja expulso da mesma através das esferas. A esfera superior da bomba é deslocada para cima liberando o fluido enquanto a esfera inferior é deslocada para baixo, assentando-se na sede, não permitindo o retorno do fluido. Simultaneamente, como o diafragma de uma das câmaras está ligado a um eixo que está acoplado também no diafragma da câmara oposta, o movimento nesta outra câmara será o deslocamento reverso do diafragma, permitindo que através das esferas, agora fazendo movimento oposto haja o preenchimento da câmara oposta. A válvula superior é deslocada para baixo vedando a saída da câmara, enquanto a esfera inferior é deslocada para cima permitindo a entrada do fluido.
As bombas pneumáticas devem possuir filtro de ar comprimido a fim de que partículas vindas do compressor não sejam injetadas no sistema pneumático. Para controle de vazão, além do filtro, acoplando-se um regulador de ar no filtro, a bomba passa a ter sua vazão variável. Regulando-se maior pressão de ar para o sistema pneumático, maior será a velocidade de deslocamentos do sistema dos diafragmas, e consequentemente maior será a vazão da bomba.
Vantagens
- São autoescorvantes;
- Possuem peças intercambiáveis entre as bitolas;
- Possuem motor pneumático de alumínio resistente à corrosão;
- Por não utilizarem motores elétricos oferecem maior segurança em aplicações com fluidos ou ambientes inflamáveis e explosivos;
- A vazão é ajustada simplesmente variando a pressão do ar comprimido através de um filtro regulador de pressão;
- Não utilizam selos mecânicos e são resistentes a vazamentos;
- Não possuem partes que necessitem de lubrificação podendo trabalhar a seco;
- Possuem sistema pneumático anti-congelamento;
- São portáteis e fáceis de instalar, ideais para uso em diferentes aplicações e/ou locais de difícil acesso.
Aplicações
- Tintas e Vernizes: para bombeamento de tintas, vernizes, lacas, resinas, solventes, adesivos, aditivos, colas, etc;
- Cerâmico: para bombeamento de barbotina para fabricação de louça sanitária, revestimentos cerâmicos, esmalte cerâmico, água de reuso e de lodo para filtro prensa;
- Tratamento de água e efluentes: no bombeamento de efluentes, lodos, drenagem de galerias, leite de cal, aglutinantes e alimentação de filtro prensa;
- Químico e Petroquímico: para transferência de amônia, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, soda cáustica, álcalis, bases, emulsões, óleos, gasolina, diesel, etanol, etc;
- Óleo e Gás: na limpeza e drenagem de tanques de lastro de embarcações, bombeamento de água do mar, transferência de combustíveis, óleos brutos, óleos lubrificantes, resíduos, etc;
- Papel e Celulose: na transferência de ácidos, bases e outros produtos químicos para o processo de branqueamento;
- Embalagens: para bombeamento de cola e tintas para impressão;
- Mineração: no bombeamento de água com alto teor de minérios e sólidos, lodo de carvão, pasta de rocha e aditivos para processo de mineração;
- Automotivo: na transferência de óleos lubrificantes, combustíveis, fluidos hidráulicos, pintura automotiva. lavagem automática, etc;