Parceria entre Vallair e OMEL angaria doações e voluntariado para enviar ajuda ao estado
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem sido palco de uma série de eventos climáticos adversos, deixando marcas profundas na vida das pessoas e nas comunidades afetadas. As intensas chuvas que assolaram a região não apenas provocaram inundações e deslizamentos, mas também desencadearam uma onda de solidariedade e trabalho voluntário que tem sido crucial para lidar com essa tragédia.
Canoas / RS ( Fonte: REUTERS / Amanda Perobelli )
O impacto das chuvas no Rio Grande do Sul
Os números falam por si só. De acordo com dados recentes fornecidos pela Defesa Civil do Estado, mais de 90% dos municípios do estado foram afetados pelas fortes chuvas, resultando em quase 80 mil pessoas desabrigadas e 175 mortes confirmadas.
( Fonte: O Tempo – Anselmo Cunha/AFP )
Em meio à adversidade, o espírito solidário do povo brasileiro se mostrou presente. Milhares de voluntários se uniram para oferecer ajuda às comunidades atingidas, distribuindo alimentos, roupas, materiais de higiene e oferecendo apoio emocional às famílias afetadas.
O trabalho voluntário desempenhou um papel crucial na resposta ao desastre e, hoje, mantém sua importância com o apoio às vítimas.
Um trabalho cheio de sentido
Tivemos a honra de fazer parte dessa onda de solidariedade participando de uma ação que começou em São Paulo, onde coletamos doações e reunimos voluntários de nossa empresa para preencher as lacunas que ainda faltavam para conseguirmos fazer com que essa ajuda chegasse ao Rio Grande do Sul.
O primeiro desafio foi coletar todas essas doações em diferentes regiões da Grande São Paulo, reunindo-as em um galpão de nossa propriedade, onde armazenamos de forma segura todas as doações. Para isso, contamos com a ajuda de 2 motoristas de nossa equipe.
O segundo passo foi reunir 4 voluntários, também de nossa equipe, para separar todo o material entre doações em bom estado e descartar o que não seria enviado ao Rio Grande do Sul. A equipe também agrupou os itens similares para facilitar a identificação e melhor distribuição.
Depois disso, um grupo de 3 voluntários de nosso pessoal embalou de forma adequada e organizou todos os itens em pallets para serem enviados.
A última etapa, então, foi contratar um frete para, enfim, levar as doações ao destino final.
Todo esse trabalho foi efetuado em duas semanas e só foi possível graças à dedicação dos nossos volutários e da colaboração financeira de nossas empresas que deram um novo sentido às doações e as fizeram chegar ao seu destino.
Agradecemos a todos que participaram dedicando tempo, carinho e valores financeiros para que esta meta se tornasse realidade.
Aqui você tem mais informações sobre o serviços do Governo do Rio Grande do Sul em resposta aos efeitos das enchentes em 2024 : https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial
Saiba mais sobre a Vallair Airfluid : https://vallair.com.br/nossa-empresa/