Os processos de dosagem, na sua maioria tem como objetivo a formulação de fluidos complexos ou a purificação de fluidos.
A dosagem manual tem sido cada vez mais substituída por bombas ou sistemas de dosagem automatizados integrados em malhas operacionais compostas por impulsores de fluidos (bombas dosadoras), instrumentos (medidores de vazão e transmissores de pressão entre outros) e controladores (válvulas proporcionais).
Principais funções destes componentes no sistema de dosagem automatizados
Instrumentos: através de inversores de frequência, alteram a vazão da bomba para ir de encontro ao set-point ideal do processo.
Válvulas proporcionais: atuam para atingir o ajuste fino do set-point no menor intervalo de tempo.
Bombas peristálticas dosadoras automatizadas: são fabricadas para receberem sinal do instrumento. Os sinais são multiplicados ou divididos para garantir a repetibilidade e proporcionalidade da vazão da bomba dosadora. A bomba atinge rapidamente a vazão e a mantém contínua com precisão. Se houver necessidade de alteração do processo, um novo ajuste automático altera o set-point da bomba e ela trabalhará imediatamente no novo ponto de processo industrial. As bombas dosadoras podem trabalhar com velocidade variável ou fixa conforme a necessidade da aplicação.
Princípio de funcionamento das bombas peristálticas dosadoras
As bombas dosadoras peristálticas funcionam alternando compressão e relaxamento do mangote ou tubo, aspirando e impulsionando o fluido respectivamente na tubulação do processo de produção. Uma sapata ou rolete rotativo passa sobre o comprimento do mangote ou tubo, criando uma vedação entre a sucção e descarga da bomba. Conforme o rotor da bomba gira, o ponto de vedação se move e desloca o fluido para dentro da linha de descarga.
O mangote ou tubo, após o relaxamento, cria vácuo em seu interior. Este vácuo vai promover a sucção de novo volume de fluido para dentro da bomba. Combinando-se o princípio de sucção e descarga, obteremos uma poderosa ação de deslocamento positivo auto-escorvante.
Vantagens e características das bombas peristálticas em processos de dosagem
A preferência por esse tipo de bomba dosadora está principalmente no fato de que o fluido bombeado fica contido dentro do elemento tubular ou mangueira e nunca entra em contato com a carcaça da bomba. Isso faz com que o fluido seja preservado durante a dosagem. A proteção da carcaça e outros componentes da bomba contra os ataques químicos aumenta a vida útil da bomba e diminui gastos com manutenção e perdas de tempo com paradas imprevistas da linha de produção.
Outra grande vantagem é que o fluido, estando confinado dentro do elemento tubular protege o operador e o meio ambiente de vazamentos. A manutenção preventiva é simples e fácil. A mangueira ou tubo é a única peça de desgaste natural da bomba. Os tubos são fabricados em vários materiais que possibilitam grande flexibilidade de usos conforme compatibilidade química com diversos fluidos.
Por oferecer a possibilidade de dosagem lenta e precisa são ideais para aplicações de dosagem química de produtos sensíveis ao cisalhamento:
- Minimiza o uso de produtos químicos e mantém o tamanho de partículas de floculantes
- Maximiza a recuperação de processos preservando a concentração de células vivas
- Ação de bombeamento lento, em baixa velocidade, sem degradação do fluido
Bombas peristálticas dosadoras de última geração são projetadas para:
- Alta precisão e com sistema de controle de dosagem USB. Estas bombas são ideais para dosagem de fluidos abrasivos, corrosivos, shear sensitive e viscosos e são bastante utilizadas e laboratórios. Possuem várias opções de comando e cabeçotes para atender a diversas aplicações.
- Integração a equipamentos existentes com motores especiais e inversores externos.
Ecologicamente corretas
Muitos modelos de bombas dosadoras permitem que a bomba trabalhe com câmara seca, sem a necessidade de óleo lubrificante, eliminando o uso de vedações e selos mecânicos. Isso torna a manutenção mais simples, rápida, econômica. Uma vez que não há a necessidade de descarte e reposição do lubrificante, a operação torna-se ecologicamente correta. As bombas são construídos em materiais que atendem às exigências de higiene e segurança exigidas em diversos setores industriais.
Bombas peristálticas dosadoras tem fácil operação e manutenção
- Maiores Intervalos de manutenção preventiva devido á durabilidade dos elementos tubulares, que tem grande resistência à fadiga e longa vida útil.
- Resistente à abrasão devido a fluido somente ter contato com uma única peça.
- Pode bombear vapor juntamente com o fluido.
- Funcionam a seco não queimando componentes.
- Tempo mínimo de manutenção devido facilidade na troca rápida de mangote ou tubo.
- Apenas 1 peça de desgaste natural: facilidade na troca do mangote ou tubo.
Nossa equipe de especialistas está capacitada para selecionar de forma rápida a configuração que atenderá com o melhor custo benefício as necessidades da sua aplicação.
Além disso analisamos também o ambiente físico da instalação oferecendo diversas opções para acessórios, kits, tipos de conexões, montagem em carrinhos ou skids, configurações de motores, etc.
Você será atendido de forma rápida e eficiente e receberá suporte técnico especializado no pós-vendas.
Estoque para atendimento pronta entrega
Peças para todas as marcas de bombas peristálticas do mercado