As bombas peristálticas pertencem ao conjunto das bombas de deslocamento positivo e podem ser divididas em duas variantes diferentes: a bomba peristáltica com roletes e a com sapatas. Neste artigo daremos enfoque especial à bomba peristáltica de roletes e mostraremos o que você deve observar ao comprar. Mas inicialmente, veremos uma abordagem mais geral relacionada ao funcionamento da bomba peristáltica.
Componentes e Princípio de Funcionamento das Bombas Peristálticas
Nas bombas peristálticas, o produto a ser transportado é pressionado por dentro da mangueira por meio de uma deformação mecânica externa. O alojamento do cabeçote da bomba suporta a mangueira e os roletes ou sapatas que a prendem. A rotação faz com que o ponto que está sendo pressionado se mova ao longo da mangueira, impulsionando assim o meio bombeado. A elasticidade do material da mangueira gera o vácuo de sucção.
Uma das características distintivas da bomba peristáltica é a capacidade de isolar o fluido, que é transportado através da mangueira sem o contato direto, assegurando a pureza e integridade do material conduzido. Além disso, essa bomba possui a capacidade de prevenir o fluxo reverso e a sifonação sem a necessidade de válvulas adicionais, simplificando o projeto do sistema.
Apresentam excelente versatilidade na manipulação de diferentes tipos de fluidos atendendo com eficiência aplicações que envolvam substâncias abrasivas, semilíquidas, viscosas ou sensíveis ao cisalhamento. Outro destaque fica por conta da eficiência na manutenção, demandando baixa intervenção do operador, aumentando a confiabilidade e reduzindo custos operacionais.
Benefícios da Bomba Peristáltica de Roletes
Veja os benefícios desse equipamento para o seu negócio:
- Manutenção simplificada e econômica: as bombas peristálticas não possuem válvulas, vedações e gaxetas. O único item que requer atenção é o elemento tubular ou tubo. Isso facilita a manutenção e reduz os custos.
- Operação versátil: com a capacidade de operar com bombeamento lento, as bombas peristálticas são ideais para manusear polímeros sensíveis ao cisalhamento e culturas celulares frágeis. Seu projeto permite uma operação cuidadosa, preservando a integridade dos materiais transportados.
- Eficiência energética: devido ao baixo atrito gerado pelos roletes não há a necessidade da imersão do elemento tubular em óleo lubrificante. Isto resulta em uma operação mais eficiente que requer o uso de motores menores, economizando energia.
- Não geram efluentes: Como não há a necessidade da imersão do elemento tubular em óleo lubrificante a bomba trabalha com câmara seca, o que torna a manutenção mas simples, econômica e ecologicamente correta, uma vez que não há a necessidade de descarte e reposição do lubrificante.
- Eliminação de riscos de contaminação: a mangueira é o único componente da bomba peristáltica de roletes que entra em contato com o fluido transportado, eliminando os riscos de contaminação.
- Vazão bidirecional: a capacidade de permitir a vazão em ambos os sentidos da mangueira facilita o processo de limpeza, tornando-o mais eficiente e abrangente.
- Facilidade de uso: a instalação e operação das bombas peristálticas são simples e diretas. Não é necessário um treinamento específico, resultando em economia de tempo e recursos.
A bomba peristáltica de roletes apresenta algumas vantagens em relação à variante com sapatas.
O projeto com roletes reduz significativamente o atrito com a mangueira. O rolete desliza sobre o tubo enquanto a sapata raspa sobre o tubo. Como resultado a bomba peristáltica de roletes possui um torque de partida extremamente baixo e eficiente, gerando uma redução significativa na demanda de potência. Além disso, graças ao menor atrito gerado, as bombas peristálticas de roletes não necessitam de inserção de lubrificantes/refrigerantes como é o caso das bombas peristálticas de sapatas. Outra vantagem é a faixa de frequência, que possibilita o gerenciamento de grandes taxas de fluxo. Além disso, a mangueira da bomba com roletes é muito mais fácil de ser trocada, o que economiza tempo de manutenção.
Tipos de bombas peristálticas de roletes
Aqui, serão abordados 3 tipos de bombas peristálticas de roletes: a bomba peristáltica de roletes para aplicações industriais e sanitárias, bomba peristáltica dosadora simples e duplo cabeçote e a bomba dosadora eletrônica.
A bomba peristáltica industrial opera por meio de um motor elétrico de corrente alternada e um redutor de velocidade, frequentemente com inversor de frequência. Já as bombas eletrônicas de roletes ou rotor excêntrico são acionadas com motor de passo.
Bombas Peristálticas de Roletes para aplicações industriais e sanitárias
Essas bombas são ideais para aplicações de dosagem e transferência de fluidos abrasivos, corrosivos, viscosos ou contendo sólidos em suspensão nos mais variados segmentos industriais.
Estão disponíveis diversas opções de materiais para os elementos tubulares, incluindo aqueles adequados para o uso em aplicações sanitárias.
A operação em baixa rotação é especialmente indicada aplicações com fluidos que não podem sofrer cisalhamento de partículas.
Uma vez que o fluido permanece contido dentro da tubulação, sem entrar em contato com nenhuma parte mecânica da bomba, assegurando a proteção tanto da bomba quanto do meio externo.
Para esse tipo de aplicação, possuímos os modelos MS0, MS1, MS2, MS3, PSF1, PSF2, PSF3, PSF3S, SF100, SF190, DF100, DF190, DR1, DR2, SR1 e SR2 da Ragazzini.
Cada um desses modelos apresenta uma curva de desempenho de acordo com a variação de pressão e diferenciam-se também pelas especificações técnicas, tais como peso, tipo de material que compõem o rotor e rolete, dentre outras. Para mais informações, consulte o catálogo no nosso site.
Aplicações
- Alimentos e bebidas: transferência e dosagem na produção de molhos, pastas, maionese, iogurte, geleias, emulsões, xarope, sucos, corantes, caldas, vinho e cerveja;
- Farmacêuticos e cosméticos: dosagem e transferência nos processos de produção e envase de shampoo, condicionador, cremes, hidratantes, sabonete líquido, protetor solar, perfumes, gel, pomadas, xaropes e medicamentos líquidos;
- Mineração: drenagem e bombeamento de água com alto teor de minérios e sólidos, transferência de produtos químicos cáusticos, viscosos e abrasivos,
- Tintas e vernizes: no processamento de tintas, vernizes, massa corrida, corante, resinas, colas, texturas, e no processo de envase de fluidos abrasivos e corrosivos;
- Tratamento de água e saneamento: bombeamento de produtos químicos, ácidos ou básicos, para controle de pH, oxirredução, floculantes para decantação e aditivação de flúor.
Bomba Peristáltica Dosadora Simples e Duplo Cabeçote
As bombas dosadoras peristálticas de roletes da Vallair são projetadas para oferecer um bombeamento preciso e eficiente. Estão disponíveis modelos com faixas de vazão ideais para atender às demandas específicas de dosagem química em diversos setores, com processos industriais, laboratoriais, saneamento e tratamento de efluentes, etc.
A linha abrange diferentes capacidades, com opções de vazão fixa ou variável, permitindo ajustes manuais intuitivos ou controle por meio de sinais específicos. Além disso, destacamos nossa versatilidade com modelos de cabeçote simples ou duplo. A opção de cabeçote duplo possibilita a dosagem simultânea de dois fluidos diferentes, utilizando o mesmo cabeçote, proporcionando eficiência e praticidades nas operações.
Somos reconhecidos por fornecer soluções de dosagem confiáveis, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Nossas bombas dosadoras peristálticas são a escolha ideal para aqueles que buscam precisão e desempenho em seus processos químicos e industriais.
Aplicações
- Tratamento de água e efluentes industriais: dosagem de produtos químicos em processos de tratamento em instalações públicas, privadas e complexos aquáticos;
- Processos de alimentos e bebidas: aromatizantes, aditivos, estabilizantes no processo de produção, dosagem de sanitizantes, desinfetantes, floculantes e agentes de controle de pH;
- Farmacêuticos e cosméticos: para aditivos químicos, essências e alcoóis
- Dosagem de aditivos químicos em processos industriais.
- Saúde animal: adição de antibiótico, vacinas e suplemento dietético.
Bomba Peristáltica Dosadora Eletrônica
As bombas peristálticas dosadoras eletrônicas com motor de passo destacam-se como uma solução avançada e altamente precisa para uma variedade de aplicações em pequena e média escala, como sistemas de dosagem de floculantes, controle de pH, torres de resfriamento e processos de envase. Esses equipamentos oferecem uma precisão excepcional, com capacidade de dosagem de até 0,01% de vazão máxima.
A notável precisão dessas bombas é possível graças ao projeto inovador do motor de passo, que utiliza dois rolamentos energizados com corrente contínua. A inversão dos polos desses enrolamentos gera o movimento de um passo. A repetição desses processos por meio de várias inversões nos polos das bobinas resulta em sucessivos passos, garantindo a dosagem precisa e controlada.
Além da precisão impressionante, essas bombas apresentam recursos avançados para otimizar o desempenho e confiabilidade do sistema. Os alarmes configuráveis para a falta de fluido, o rompimento de tubo e análise de vazão garantem uma operação segura e permitem uma rápida resposta a situações adversas.
A versatilidade é outro destaque dessas bombas, pois oferecem entrada para controle externo digital ou analógico. Isso permite a integração eficiente com outros sistemas, proporcionando flexibilidade no controle do processo. Além disso, a capacidade de multiplicar ou dividir o pulso de entrada amplia as opções de ajuste e personalização, atendendo às necessidades específicas de diferentes aplicações.
Aplicações
- Laboratórios: dosagem de precisão para baixíssima vazão;
- Tratamento de água e efluentes industriais: dosagem de produtos químicos em processos de tratamento em instalações públicas, privadas e complexos aquáticos;
- Processos de alimentos e bebidas: aromatizantes, aditivos, estabilizantes no processo de produção, dosagem de sanitizantes, desinfetantes, floculantes e agentes de controle de pH;
- Farmacêuticos e cosméticos: para aditivos químicos, essências e álcoois;
- Dosagem de aditivos químicos em processos industriais.
- Saúde animal: adição de antibiótico, vacinas e suplemento dietético.