Bomba de Vácuo Tipo “Roots” VRT/PA
São bombas de vácuo secas operando no mesmo sistema dos sopradores trilobados. Atingem uma elevada relação de compressão sem problemas especiais através da entrada de ar em temperatura ambiente, alcançando vácuos finais de até 75 torr.
Parâmetros Operacionais
Capacidade:
• até 3.500 m³/h
Vácuo:
• até 75 Torr
Características do projeto
- Quando ocorre vácuo entre o rotor e a carcaça, ar ambiente e frio (ou gás frio) entra através dos canais de admissão que estão colocados estrategicamente no corpo da bomba de vácuo. Este ar flui pela máquina juntamente com o gás ou ar aspirado normalmente durante o processo, retirando o calor gerado durante a compressão (da condição de vácuo ou pressão negativa até a compressão a pressão quase atmosférica ou positiva).
- Na bomba, a entrada está em posição alinhada axialmente com o bocal de sucção e por meio de dois ramais ligados com a câmara principal da bomba de vácuo recebe ar em temperatura externa ambiente através de um pré filtro e um silenciador.
- Seis modelos deste tipo de máquina são fabricados seja para uso estacionário (centrais de vácuo) seja para uso dinâmico em caminhões para limpeza ou aspiração de água e esgotos.
Vantagens
- Alcançam o vácuo necessário sem os problemas de desgaste normalmente causados pelas bombas tipo “palheta” e sem a necessidade de se usar água como nas bombas de vácuo de anel liquido que demandam o uso de um reservatório de água com os acessórios que complementam seu sistema operacional.
- Ideais para aplicações onde é necessário transportar gás isento de óleo com um nível de vácuo de até 75 torr.
Entrada auxilar para admissão de ar
- Na foto abaixo pode ser notar a entrada auxiliar para a admissão de ar ou gás frio que sendo admitidos por passagens abertas no corpo e que ligadas á atmosfera resfriam a máquina, permitindo-lhe operar nos vácuos operacionais necessários.
- Este sistema operacional pode ser mais facilmente compreendido pela observação do esquema abaixo, onde as bolinhas azuis representam o ar ou gás frio sendo admitido, e as vermelhas o ar aquecido durante todo o processo, expulso após se ter misturado com o gás de processo.
Aplicações
- Indicadas para uso em instalações nas quais é necessário transportar gás isento de óleo com um nível de vácuo máximo de 75 torr. (Para instalações que requerem um vácuo entre 0 a 50% (0 a 15” de vácuo, a serie SRT normal atende perfeitamente).
- Unidades móveis ou estacionarias destinadas à coleta e tratamento de refugos líquidos e/ou sólidos como tratamento de lixo e esgotos na indústria e em prefeituras etc;
- Instalações de transporte pneumático nas indústrias químicas, farmacêuticas, alimentos, etc;
- Sistemas centralizados de vácuo (embalagem, limpeza sob vácuo, etc);
- Instalações para transporte em circuito fechado, empregando por exemplo nitrogênio.